A importância da (possível) nova personagem da Blizzard para o mundo feminino nos games

A importância da (possível) nova personagem da Blizzard para o mundo feminino nos games

Sobre muitas especulações, começamos o dia com um artigo especial da Blizzard: uma entrevista com Efi Oladele, a quem eles chamam de inventora. Por meio de um programa de entrevistas de Numbani, podemos conhecer um pouco mais da personagem Efi, como mostra na entrevista que ela mesmo deu.

Tendo construído um portfólio sensacional no passado em áreas da robótica e inteligência artificial, a menina de apenas 11 anos, recebeu o prêmio de gênio da Fundação Adawe, em reconhecimento a todas as suas conquistas e feitos incríveis. Na entrevista, Efi conta que está maravilhada com a notícia e que achou estar sendo “zoada” por seus amigos, mas que viu que realmente era de verdade e adorou! Ela também conta que começou a se interessar por robótica quando seus pais lhe deram seu primeiro kit de robótica e ela ficou obcecada em montas pequenos drones, chegando – mais tarde – a montar alguns robôs para ajudar com as tarefas de casa. “Eu quero criar coisas que tornem nossas vidas melhores“, ela disse na entrevista.

ba621233-a312-4f35-8672-3a13ed16fa54

Diante de tantos rumores sobre Efi ser ou não ser a nova personagem do jogo Overwatch, encontramos nela uma proposta genial que faz com que a Blizzard avance cada vez mais na expansão de um mundo de jogos em que todo mundo se sinta incluso. Pegando Efi como referência: quantas personagens de jogo você já viu que são: crianças, meninas, negras e se interessam por robótica? Não falando que essas características não tem nada a ver juntas, mas pensando no combo delas: é muito difícil encontrar personagens que se encaixam tão bem quanto Efi se encaixa.

A ideia de uma menina – criança – no jogo é algo sensacional, principalmente por que Efi é interessada por um assunto que muitas vezes acaba virando tabu por ter o título de “coisas para menino”. Robótica é um assunto que não vimos muito por aí e principalmente sendo abordados e tão bem utilizados por meninas de 11 anos. A questão de que a família da Efi a ajuda e sempre a incentivou a trabalhar com o tema é importante para que todos possam perceber o quanto isso é essencial dentro de qualquer situação, seja num jogo ou mesmo dentro da sua própria casa.

Muitas crianças jogam Overwatch, muitas meninas também jogam e com a nova personagem, esperamos que elas possam se sentir ainda mais motivadas a continuarem, a trabalharem com o que elas gostam, independente de ser taxado ou não como “coisa de menino”, por que na realidade, não existe essa bobeira toda, né?! 🙂 A decisão da menina também é um ponto muito forte para que possa ensinar outras pessoas, tanto meninas como meninos, a serem decididos e firmes em suas escolhas. E o mais importante de tudo isso: que as famílias aprendam com a família da Efi a apoiarem seus filhos para que eles cresçam fazendo o que eles gostam e tornem-se “gênios”, assim como a menina Efi!

Vamos aguardar para ver o que a Blizzard tem mais a dizer sobre Efi Oladele, a inventora. PS.: vale ressaltar que ainda não foi confirmado que ela é mesmo a nova personagem do jogo, mas gostamos da mensagem que sua entrevista passou até então.