Desmitificando os felinos: porque você deve ter um gato

Desmitificando os felinos: porque você deve ter um gato

Bom, se algum de vocês já leu a minha mini bio que fica ao final de cada postagem, sabe que eu sou louca por gatos.. mas nem sempre foi assim.
Resolvi escrever esse textinho para tentar mudar um pouco a concepção das pessoas sobre gatos, assim como mudei a minha ao longo dos anos. Em pleno ano de 2016 ainda tem muita gente preconceituosa e com ideias muito erradas sobre como um gato realmente é.

1- Gato gosta da casa, não do dono
Eu realmente não sei de onde essa afirmação surgiu, mas de qualquer forma: isso está muito longe de ser verdade. Gatos tem sim um problema para se adaptar à ambientes desconhecidos, mas não porque “eles gostam muito da casa”. Isso acontece devido ao fato de que eles precisam conhecer cada cantinho do local em que estão para se sentirem seguros. Eles são bem paranóicos com essa questão de segurança e são animais bem assustados no geral. Qualquer coisa nova que você traga para casa (inclusive pessoas), eles vão se sentir ameaçados até que estudem meticulosamente o objeto e constatem que não existe perigo. Daí o motivo de o gato se sentir confortável onde mora: ele já conhece tudo.

2- Gatos são animais traiçoeiros
Oi? Ok, eu não sei bem o que isso significa..
Nenhum gato (que seja saudável) vai atacar alguém do nada. Isso não existe, gente. Da mesma forma que existem cães agressivos, existem gatos agressivos.. mas isso é uma questão de educação, do dono ir atrás de tratar o problema. Não é uma exclusividade felina.
Animais saudáveis só atacam quando se sentem ameaçados e eles dão todos os indícios disso. A expressão corporal muda, o olhar muda, o comportamento muda. Tire da cabeça que um gato vai te atacar “porque deu na telha”.

3- Gatos não são carinhosos
As demonstrações de afeto de gatos são bem diferentes das de cães, mas isso não quer dizer que eles não são carinhosos. Gatos são mais introvertidos, além de serem animais bem calmos.. não têm a agitação de um cachorro. Certos tipos de carinho eles reservam APENAS para seus donos. Para mim, só esse aspecto já demonstra o quanto gatos são fiéis e apegados.
Meus 3 gatos tem temperamentos completamente diferentes, mas todos sentem minha falta quando estou fora. Se eu me sentar no chão, levo uma enxurrada de esfregadas, batidinhas de cabeça, massagens e todas as outras coisas fofas que gatos fazem para demonstrar carinho. 

mitos sobre gatos

4- Gatos são animais muito higiênicos
Sim, isso é bem verdade. Para vocês terem ideia, gatos dormem em média 16 horas por dia. No restante do tempo eles estão se alimentando ou se lambendo (às vezes também brincando).
Além disso, um gato saudável nunca fará xixi ou coco fora da caixa de areia. Tá aí uma vantagem bem grande para quem mora em apartamento, como eu! Você não precisa ensinar um gato a usar a caixa, eles já nascem sabendo. Basta levá-lo uma vez até a caixa, para que ele saiba onde está e voilà, eles nunca farão no lugar errado.

5- Gatos arranham tudo dentro de casa
É um problema que pode ser resolvido facilmente.
No início, quando peguei meus 3 gatos, tive várias coisas destruídas em casa até aprender a lidar com isso. Primeiramente: mantenha as unhas de seu gato sempre aparadas. Unhas curtas não causam estragos. Em segundo lugar, compre brinquedos ou objetos que eles possam usar para arranhar.
Nesse segundo ponto, você vai precisar descobrir qual o tipo de material que atrai o seu gato. No caso dos meus, brinquedos feitos de papelão resolveram o problema. Eles não encostaram mais no sofá, pois preferem o papelão. Também comprei um tapete, que fica na sala, para eles arranharem a vontade. É de um tecido que não estraga e, mesmo que estragasse, o tapete foi comprado para este fim. 
*Obs: erva de gato (ou catnip) também ajuda nisso. Compre uma porção e espalhe pelo brinquedo novo, o gato vai amar.

6- Eu tenho alergia à gato
Eu também tenho! E é perfeitamente possível conviver com isso.
Algumas dicas para reduzir a incidência dos sintomas alérgicos: mantenha a casa arejada, passe aspirador de pó no chão, no tapete e no sofá com frequência, lave almofadas e cortinas com frequência, limite o acesso do gato e não permita que ele fique no quarto em que você dorme, escove seu gato (utilizando uma máscara no rosto) para reduzir a quantidade de pelos espalhados e lave sempre as mãos depois de ter contato com ele.

7- Gatos são animais divertidos
Eles podem não ter a agitação de um cachorro, mas é muito divertido conviver com gato. É cada coisa que eles inventam para se distrair que, contando, parece até mentira. Eles são super espertos, ágeis e curiosos, uma combinação que gera altas doses de risada (vide vídeos engraçados de gatos no Youtube..).

É isso, pessoas! Espero ter conseguido fazer vocês refletirem um pouquinho sobre o preconceito que paira sobre esses animais maravilhosos.
Antes dos meus 3 gatos, só tive cachorro. Amo cães também, mas são experiências bem diferentes! Recomendo à todo mundo ter um gato, pelo menos uma vez na vida. Vale a pena. 

Beijos!