Você sabe o básico sobre League of Legends?

league-of-legends

Sendo um dos maiores jogos do mundo, League of Legends tem fãs por todo lugar e têm despertado a curiosidade em quem não conhece nada sobre o jogo.

Parece complicado: um monte de bonecos, magias, cores e um mapa consideravelmente grande. Parece muita informação. E, algumas pessoas acabam desistindo de sequer tentar jogar por que acham que não vão conseguir.

Pensando nas pessoas que gostariam de começar a jogar League of Legends, ou até mesmo você, que já joga, mas quer entender mais por trás de todo o jogo, resolvi escrever – semanalmente – uma mini-série sobre LoL.

teambuilder_highres

O básico

Hoje, começaremos pelo início, é claro. Você sabe o que é League of Legends?

É um jogo eletrônico multiplayer  desenvolvido pela Riot Games. Você pode baixar gratuitamente e jogar sozinho ou com seus amigos. São duas equipes (com 5 jogadores cada uma) que competem entre si para saber quem é o melhor e quem consegue destruir o Nexus inimigo.

Campos da Justiça!

Summoner’s Rift é o mapa principal do jogo. Como as equipes são compostas por 5 jogadores, temos o mapa dividido em 4 principais rotas: Topo, Meio, Rota Inferior e Selva. Explicaremos detalhadamente cada uma delas em um próximo post desse guia.

peet-cooper-sru1

We are the warriors that build this town

Mas, e com quem você vai jogar? Uma gama diversificada de campeões está disponível para testar e jogar em League of Legends.

E não importa se você gosta de jogar com magos, guerreiros, elfos… Os campeões disponíveis estão entre as mais variadas raças, formas e cores. Bem como habilidades.

Cada um dos campeões possuem 4 habilidades principais, que são usadas como as teclas Q, W, E e R do teclado. Para mover seu campeão, utilize seu mouse e cliques com o botão direito. Para ataques básicos, o botão esquerdo do mouse vai fazer o serviço.

Lol-Champions

E a IA do jogo?

Personagens e objetos do jogo fazem parte da Inteligência Artificial do jogo, como torres e tropas, também conhecidos como minions.

As tropas, ou minions, são liberados pelo seu próprio Nexus (e pelo Nexus do inimigo) e marcham em direção ao seu objetivo, atacando os inimigos que encontram pelo caminho. Matar tropas inimigas concede ouro ao jogador. (Ouro que você vai gastar para comprar itens para seu campeão!)

minions

Já as Torres, são estruturas defensivas que atacam quem chegar perto com um laser fortíssimo. Aqui, é importante tomar cuidado: as torres preferem atacar as tropas que estão por perto, mas se você atacar algum inimigo dentro da zona da Torre, ela vai atacar você. (E você corre o risco de perder muita vida… ou morrer!)

Existem também os Inibidores: são duas estruturas localizadas entre o seu Nexus e algumas torres, base correspondente. Eles não vão atacar ninguém, mas você pode atacá-los e se você o destruir, novas tropas (maiores e mais fortes!) vão surgir pra te ajudar no caminho da vitória.

E o coração do jogo: o Nexus. Que está protegido por duas torres, na sua respectiva base. Seu objetivo no jogo é destruir o Nexus de seus inimigos, mas, avisamos: pode ser um pouco difícil. O Nexus tem uma “vida” e só pode ser atacado as duas torres o protegem caírem.

nexus_turret

E como eu viro um verdadeiro CAMPEÃO?

É óbvio que o jogo não vai fazer tudo por você: é preciso de muita habilidade e conhecer um pouco do seu personagem para aproveitar ao máximo o que ele tem para oferecer. Mas você também pode contar com a ajuda de Itens!

Você vai conseguir ouro durante a partida abatendo as tropas, matando inimigos, quebrando torres e destruindo alguns monstros no mapa. E com o ouro, você vai poder investir em um equipamento da pesada pra te ajudar à ter cada vez mais poder dentro do jogo.

Os itens concedem bônus, habilidades específicas ou são consumíveis (alguns que recuperam vida instantaneamente, por exemplo). E quando comprados, eles já ficam “equipados” no seu campeão. Existem também diferentes tipos de itens para diferentes tipos de situações de jogo e campeões. Falaremos mais sobre em um próximo post.

Ohmwrecker-1068x585

E, depois de ler esse post, se você ainda não desistiu de jogar League of Legends: vai em frente. Prometemos que não é tão difícil quanto parece.

E aqui vão algumas dicas preciosas para suas primeiras partidas: LEIA! Leia bastante sobre o campeão que você escolher, sobre suas habilidades especiais e até mesmo sobre sua história. É importante saber com quem você vai jogar.

Aproveite os recursos e as partidas contra IA que o jogo oferece: treine muito antes de jogar contra jogadores reais. Você pode achar que está preparado, mas um pouco mais de treino não fará mal pra ninguém.

Nos próximos posts dessa mini-série, falaremos mais detalhadamente sobre Tropas, Rotas, Itens e outras coisas relacionadas à League of Legends.

Avatar
Eu não perco uma partida de Mortal Kombat se eu picko a Sindel. Amante de tudo que dá pra jogar (de jogo-da-velha à Mario Kart), queria ser da Disney e jogaria Zero Escape mil vezes por ano.