Sony revela detalhes do PS5

PlayStation

Mas já? Sim, são seis anos de PS4 no mercado!

Entre várias notícias importantes desta semana, uma que se destacou foi a revelação de detalhes do próximo console da Sony, PS5. Mark Cerny, responsável pela arquitetura do sistema, deu mais detalhes em entrevista para o site Wired. Vejamos os pontos principais!

1.  SSD – Solid State Drive

O PS5 terá um SSD, o que isso significa? Que o desempenho de processamento dos jogos, será maior. Até porque, para quem não sabe, como o SSD tem uma memória flash, como nos cartões de memória, o custo para acessar alguma parte do disco, será menor. Assim, o tempo de resposta é curto e o loading mais rápido. Para mostrar a diferença, Mark testou uma viagem rápida no jogo do Spiderman. Em um PS4 Pro, esta ação durou 15 segundos, já com um kit do PS5, foram apenas 0.8 segundos!

2. GPU da AMD Navi e CPU da AMD Ryzen

Mark disse que a linha utilizada será o da terceira geração, com suporte ao Ray Tracying. O que é isso? É uma técnica que modela o caminho da luz para simular interações complexas no ambiente 3D, torna mais realista o seu efeito. Ainda é algo novo até mesmo para as marcas de placas de vídeo conhecidas, como a Nvidia RTX. Além disso, será capaz de suportar até 8K, claro, desde que o televisor ou monitor usado com o console tenha essa resolução. E com um CPU de  8 núcleos, de 7 nanômetros e Zen 2, torna o console ainda mais rápido…

3. Retrocompatibilidade com o PS4

Ainda bem! Poderemos jogar os games voltados para a geração anterior, inclusive para o PSVR, pois a base de arquitetura será a do PS4. No entanto, ainda assim, as empresas devem lançar os mais famosos remasterizados para a nova plataforma, como aconteceu com o PS4. Ah, e terá suporte à mídia física.

4. Custo

Ainda não se sabe. No entanto, considerando que estamos no Brasil, assim como foi para o PS4, devemos nos preparar, mesmo que a Sony lance o PS5 com o valor do anterior.

5. Data de Lançamento

Sem previsão, mas o que tem indicado os rumores do mercado, é que o mais novo console só chegaria em 2020.

Rhaysa M
29. Estudando Jogos Digitais. Gamer. Advogada. Entre as partidas e os estudos, busco o meu lugar na indústria de jogos.