Google anuncia sua plataforma de jogos por streaming: Stadia

Stadia

Mais um concorrente de peso no mercado dos Games!

Ontem, o Google anunciou durante a GDC 2019 (Game Developers Conference) sua mais nova plataforma de jogos por streaming: Stadia! Devemos lembrar que desde outubro do ano passado, a Ubisoft já tinha dado algumas dicas não?

Vejamos!

O que é e como funciona? Stadia é o novo serviço por streaming para jogos do Google, com um data center dedicado. Você não precisa de um computador super potente para jogar, somente o Chrome e de uma boa conexão com a internet: 25 Mbps para 60FPS/1080p e acima disso para 4K. Você também pode jogar na TV, desde que tenha o Chromecast e o controle específico para o Stadia. Para PC, você pode usar qualquer controle disponível.

O que tem de especial no Controle? No aspecto físico, é bem parecido com o do Xbox, mas apresenta dois botões específicos do Google, o do Google Assistente e de Compartilhamento. O primeiro, você pode utilizar para pesquisar dicas e afins e o outro, para divulgar o seu conteúdo diretamente no YouTube.

Google
Google

O que tem de diferente no Stadia? Neste ponto, o Google soube chamar a atenção. Teremos dois estado de gameplay: State Share e Crowd Play . O primeiro, você poderá compartilhar o seu “save” com outro jogador, assim, ele continuará na mesma parte que você parou, com todos os itens,  estado do mundo e localização do personagem. Para que o momento possa ser compartilhado. Já o Crowd Play, traria a possibilidade de jogar na mesma sessão de um streamer.

Google Stadia
Google Stadia

Quanto vai custar? O presidente do Google Stadia, Phil Harrison, não disse, apenas relatou que mais informações serão dadas no verão, ou seja, possivelmente na E3 deste ano.

Qual a data de lançamento? O serviço estará disponível ainda este ano, mas apenas para os EUA, Canada, Reino Unido e em grande parte da Europa. O Google tem planos para outras regiões, mas não citaram o Brasil ainda.

Quais os jogos disponíveis? Por enquanto, durante a apresentação do produto, foi divulgado o Assassin’s Creed Odyssey, DOOM Eternal, RIME, NBA 2K19 e Shadow of The Tomb Raider. O Google confirmou que mais de 100 desenvolvedores estão adaptando seus jogos para a plataforma. Segundo Phil, desenvolver para o Stadia é a mesma coisa que um jogo comum. E será que é bom? Bem, veja o vídeo, em ambiente controlado, de gameplay de DOOM no Stadia, oferecido pelo GameSpot.

Enfim, é uma ideia promissora, mas com muitas perguntas a serem respondidas. Qual será a latência dos controles? Quanto de internet o serviço consumirá? Qual o valor? Será por assinatura?…

Vamos aguardar!

Rhaysa M
Graduada em Jogos Digitais. Gamer. Advogada. Entre partidas, estudos e trabalho, busco o meu lugar na indústria de Jogos.