Maior produtora de Games na China protegerá as crianças ainda que renda diminua

Arena Of Valor

Entenda o caso da Tencent!

Há alguns dias, publicamos a notícia sobre as mudanças em Rainbow Six provocadas pelas restrições do mercado asiático, principalmente o chinês.  Agora, sabemos que as imposições vão muito além dos gráficos.

A Tencent é a empresa chinesa que mais vende jogos mobile no mundo, no entanto, seus games são viciantes. O mais famoso deles, Honor of Kings (Arena of Valor), foi o possível causador do aumento de problemas de visão em crianças, que simplesmente, não conseguiam parar de jogar.

Honor Of Kings

Diante desta situação, somadas às faltas escolares e diminuição do desempenho em sala, o Governo da China decidiu pressionar a empresa para impor limites nas horas de jogatina. Vocês imaginam algo do tipo sendo implementado no Brasil? Atendendo aos pedidos, a Tencent, desde o ano passado, começou a implementar restrições, primeiro no Honor of Kings e até 2019, nos demais títulos.

Crianças menores de 12 anos só podem jogar durante uma hora por dia, das 8h às 21h. Caso ela tente fazer login após o horário, seu acesso é bloqueado. E quem estiver na faixa dos 12 a 18 anos, podem jogar no máximo duas horas por dia. Ah, mas isso não impede que elas joguem nos celulares dos pais ou amigos… Sim, certamente. No entanto, ao fazer o cadastro, os usuários devem enviar documentos oficiais que comprovem a idade, e esses dados serão validados com os do Governo. A Tencent não divulgou o quanto ela perdeu com isso. Somente diz que, com as novas regras, caiu em 52.3% o tempo gasto por menores no jogo. Até entendo, pois não quer perder investimentos e nem desagradar o Governo. 

Honor Of fKings

E as limitações, não param por aí. Como o vício em jogos é tratado seriamente, o Governo decidiu suspender a emissão de novas licenças. Ou seja, desde Abril, não podem ser comercializados jogos que não foram aprovados / liberados pelo Governo Chinês. Com esta medida, a Tencent e demais desenvolvedores chineses  estão perdendo seu valor de mercado e rendimentos. Para terem uma ideia, a Tencent perdeu, até então, 160 bilhões de dólares!

Especialistas dizem que a barreira deve durar, pelo menos, até março de 2019.

Nossa! Eu não tinha ideia do alcance das restrições. Desenvolver jogos envolve muitos desafios!

E vocês tinham noção disso?!

Fontes: TheStar, Bloomberg e TheNextWeb.

Rhaysa M
29. Estudando Jogos Digitais. Gamer. Advogada. Entre as partidas e os estudos, busco o meu lugar na indústria de jogos.