Indicação de livro | O Sorriso da Hiena

osorrisodahiena(1)

Título: O Sorriso da Hiena
Autor: Gustavo Ávila
Páginas: 266
Ano: 2017
Editora: Verus (Grupo Editorial Record)
Nota: 5⭐-♥ e favoritado.

Antes de começar essa resenha, preciso dizer que eu quero esse livro desde a época que ele era independente, acho que há uns dois anos. Quando eu pude comprar, o autor não podia mais vender pois a Verus comprou os direitos do livro, eu fiquei triste por ter que esperar o lançamento (levou 1 ano), mas também fiquei suuuuper feliz por essa conquista do autor. E não preciso dizer que minha expectativa triplicou, né?

No finalzinho de maio ele foi lançado, e eu comecei a leitura num medo tremendo por causa da minha expectativa. Mas, como era de se esperar, eu AMEI.

O Sorriso da Hiena é um romance policial, narrado em terceira pessoa, muito bem escrito, pensado e envolvente. Aborda questões psicológicas que te fazem fechar o livro em vários momentos para refletir.
Sério, esse livro me tirou o sono e me fez pensar a noite inteira sobre algumas ações dos personagens.

Um garoto de 8 anos tem os pais assassinados na frente dele. Já adulto, uma pessoa fria e cruel, ele decide fazer o mesmo com mais 5 crianças: assassinar os pais na frente delas exatamente do mesmo jeito, para estudar se um trauma pode ser responsável pela formação de caráter de uma pessoa.

Chocante, não? Mais chocante ainda é você passar o livro todo se questionando, sem saber como você mesmo agiria. Querendo ou não, você vai se colocar no lugar de cada personagem.

O foco aqui não é descobrir quem é o assassino, ele já nos é apresentado logo no início. O que mais importa na trama são as questões levantadas: Até onde as pessoas vão para provar uma teoria? Qual é o limite entre a insanidade e a ciência? Fazer algo ruim por uma causa maior faz de você um monstro? Ser uma pessoa ruim é uma escolha ou é inevitável? Nosso caráter é moldado por influência do que acontece ao nosso redor?

Vale ressaltar que o livro é nacional. Não deveríamos nos chocar tanto em ter uma obra tão espetacular e pensar “nossa, é brasileiro?” porque há muitos livros nacionais ótimos por aí. Mas ainda assim, esse livro dá um tapa na cara de quem não costuma ler nacionais, e nos faz ter cada vez mais vontade de conhecer novos autores por aí.

Felicidade define em ver esse livro espetacular aos cuidados de uma editora. E também em saber que a Rede Globo comprou os direitos para uma adaptação, mal vejo a hora de assistir, a ansiedade está gritando.

Pra você aí que não costuma ler muitos livros que fazem pensar, vem, pega a minha mão que eu vou te tirar da sua zona de conforto e você ainda vai amar. E pra quem ama esse tipo de livro, tá esperando o que, hein? O Sorriso da Hiena está mais do que recomendado. Foi pra lista dos meus favoritos da vida.

Pra quem é de São Paulo, corre e compra o livro porque dia 17 tem sessão de autógrafos com o autor, na Saraiva do Shopping Higienópolis. E o autor é um fofíssimo, super atencioso, vale muito a pena ir lá trocar uma ideia com ele.

Também tem data pra outras cidades, você pode procurar os eventos no Facebook ou conversar com o autor.

Avatar
Designer e bookstagrammer, apaixonada por literatura, teatro, cinema, videogames, fotografia, moda, rock and roll e vintage. E viciada em vídeos de gatinhos.