Jogue: Rimworld

DGKygvs

Olá! Como estão? 🙂
Vou falar um pouco sobre um jogo feito para os que amam jogos de estratégia, simulação e sobrevivência!

RimWorld é um game sci-fi de estratégia e sobrevivência conduzido por um contador de histórias inteligente de AI. Inspirado pelo Dwarf Fortress, Firefly e Dune.

O jogo te dá, de início, a opção de escolher entre três modos de começo de história
1º – Um sobrevivente  / Recursos iniciais abundantes
2º – Três sobreviventes / Recursos iniciais suficientes apenas para passar alguns dias
3º – Cinco sobreviventes / Poucos recursos iniciais

Após escolher entre as opções de começo de colônia, você também deve escolher qual será o contador de histórias. O que irá definir o nível de caos e destruição aventura ao longo do jogo. Enquanto um dos personagens contadores é calmo e gosta de observar a criação da colônia, outro pode realmente fazer da sua comunidade um verdadeiro inferno, com piratas inimigos, tempestades realmente fortes que causam dano à estrutura da sua base, ou até mesmo um calor tão forte a ponto de queimar suas plantações. Escolha o narrador que você achar mais “simpático” com o seu modo de jogo! (Randy Random faz coisas loucas, Cassandra Classic vai para a tensão crescente, e Phoebe Chillax gosta de relaxar.)

rimworld_storytellers_by_ricardotomeart-d72lskw

Se você acha que acabou por aí, está muito enganado!
Cada personagem de sua colônia possui habilidades únicas e um passado que trás consequências para o decorrer da história. Entre eles posso citar um personagem que era soldado e precisa constantemente usar drogas para curar as dores de ferimentos antigos, ou até mesmo um médico psicopata que tem a necessidade de cortar alguém de tempos em tempos. Outro ponto bem legal é a questão das relações sociais, há personagens que são amantes, ou ex-amantes, o que influencia no trabalho da comunidade.

Uma vez me ferrei da seguinte maneira: comecei com três sobreviventes, duas mulheres e um homem. Até aí, beleza! Mas as duas se apaixonaram pelo cara (Don Juan feelings) e começaram a brigar FEIO para disputarem o amor dele. Resultado: uma levou a pior e foi para o hospital (que por sinal custou caro, haja recursos pra criar um hospital no joguinho). Gastei todos os kits médicos mas ela pegou uma infecção hospitalar e morreu (eu não tinha dinheiro pra comprar o chão esterilizado, NÃO ME JULGUEM ;-; ). Os outros dois seguiram em frente com modificadores negativos de Luto e Violência.

Mas e se eu quiser mais pessoas?
Ao longo da história, aparecem eventos de personagens sendo perseguidos por piratas (você precisa protegê-los para se tornarem parte do grupo), e sobreviventes de quedas de naves (neste caso, precisamos cuidar dos ferimentos deles para que possam se recuperar e ajudar na colônia).  Ah! E também podemos usar algum personagem com social alto pra convencer personagens capturados a se tornarem aliados!

Em RimWorld você pode:

  • Gerenciar humores, necessidades (físicas e mentais), feridas e doenças dos colonos.
  • Estruturas de moda e de segurança, armas e vestuários de metal, madeira, pedra, tecido ou materiais futuristas.
  • Dominar e treinar animais de estimação bonitos, animais de fazenda produtivos e bestas de ataque mortais.
  • Ver seus colonos desenvolverem e quebrarem relacionamentos com membros da família, amantes e cônjuges.
  • Combater piratas, tribos hostis, animais que atacam, gigantescos insetos e máquinas de matar antigas.
  • Realizar comércio com navios de passagem e caravanas de mercadores.
  • Decorar sua colônia para transformá-la em um espaço agradável (e bonito).
  • Escavar através da neve, tempestades do tempo, e combater incêndios.
  • Capturar refugiados ou prisioneiros e transformá-los em aliados ou vendê-los em escravidão.
  • Descobrir um novo mundo gerado cada vez que você começa uma aventura
    (Com histórias e eventos totalmente diferentes).
  • Construir colônias no deserto, selva, tundra, e muito mais.

Seus colonos não são profissionais – são sobreviventes de acidentes de um navio de passageiros destruído em órbita. Você pode acabar com um nobre, um contador e uma dona de casa. O background de cada pessoa é rastreado e afeta como eles jogam. Um nobre será bom em habilidades sociais (recrutamento de prisioneiros, negociação de preços comerciais), mas se recusa a fazer trabalho físico. Uma fazendeira sabe como cultivar alimentos por longa  experiência, mas não pode fazer pesquisa. Um cientista é grande na pesquisa, mas não pode fazer tarefas sociais. Um assassino geneticamente modificado não pode fazer nada além de matar – mas ele faz isso muito bem.

O jogo é tão complexo que você pode reparar partes do corpo de seus colonos com próteses que vão do primitivo ao transcendente. Uma perna fará com que Joe ande depois de um incidente infeliz com um rinoceronte, mas ele ainda vai ser muito lento. Compre uma perna biônica cara de um comerciante no próximo ano, e Joe se torna um corredor sobre-humano. Você pode até extrair, vender, comprar e transplantar órgãos internos. (Sim, você leu isso)

 

Bom, o resto você só vai ver em jogo mesmo. RimWorld te proporciona uma experiência de I must survive incrível, você sente o peso de cada ação dos colonos ao longo do tempo e, ao mesmo tempo, faz com que você mergulhe junto na história contada pelo narrador ao longo dos dias.

Você pode adquirir o jogo através da Steam
Espero que tenham gostado!

Avatar
22 anos, rio pretense, graduado em Serviço Social, viciado em comida japonesa e Dungeons&Dragons.