Resenha: A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de Limão | Aimee Bender

Resenha A Peculiar Tristeza Guardada num Bolo de Limão - Aimee Bender

Primeiramente: olhem o nome desse livro e me digam se vocês não sentiram uma vontade imensa e curiosa de ler? Foi exatamente assim comigo, juntamente com a capa que eu achei muito lindinha! E eu sou dessas (julgo o livro pela capa mesmo, shame on me!).

O livro de hoje é A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de Limão, da autora Aimee Bender, publicado no Brasil pela Editora Leya.

Pra começar a falar desse livro, preciso dizer que ele é bem sentimental, como vocês devem imaginar pelo título. Ele é narrado em primeira pessoa e no livro conhecemos Rose Edelstein, uma garotinha prestes a fazer nove anos e que descobre um dom (ou maldição!) incomum: sentir o gosto das emoções em comidas. A primeira comida que ela sentiu foi a torta de limão que sua mãe fez para seu aniversário e ela provou uma emoção totalmente vazia e solitária na torta, uma torta oca e vazia, assim como sua mãe estava na hora em que fez a torta, o que ela descobriu por causa da briga que sua mãe tivera com seu pai na noite anterior.

O livro decorre com Rose provando todo tipo de comida e sentindo todos os tipos de emoções diferentes, conseguindo por muitas vezes entender as pessoas que fizeram as comidas. E ela também sofre muito ao comer simples refeições justamente por causa das emoções, então muitas vezes ela prefere comer comidas industrializadas pois as emoções são bem menos evidentes e mais fracas. Ela tem que aprender a lidar com esse seu novo dom e com isso ela aprende muitas coisas sobre as pessoas ao seu redor também.

É um livro que trás bastante questões familiares por que Rose tem um irmão que é bem introvertido e quieto, Joseph. E ele vive muito trancado no quarto e em seu próprio mundinho “particular”. Com seu novo dom, Rose tenta de todas as formas entender e ajudar seu irmão, por que ela sabe que ele precisa de ajuda, mas seus pais acham que ele é apenas tímido demais em relação a outras pessoas, coisa que Rose sabe que não é verdade.

É um livro delicado e precisa ser muito bem “saboreado” pra que você entenda todo o dilema e a história maravilhosa por trás de todo esse dom da Rose. Eu gostei bastante e recomendo muito a leitura para aqueles que gostam de um bom livro! 😉

Avatar
Eu não perco uma partida de Mortal Kombat se eu picko a Sindel. Amante de tudo que dá pra jogar (de jogo-da-velha à Mario Kart), queria ser da Disney e jogaria Zero Escape mil vezes por ano.