Manual Pokémon GO | Parte 1

Manual Pokémon GO

Como vocês já devem saber, Pokémon GO foi lançado no Brasil na última quarta-feira (03/08).
Um dos jogos mais esperados dos últimos tempos chegou com força total. É muito difícil você encontrar alguém que não esteja jogando porque realmente não quer jogar. Às vezes alguma limitação atrapalha: celular incompatível, falta de internet e outros motivos.
De qualquer maneira, tem muita gente jogando e muita gente procurando por informações para evoluir no jogo da melhor maneira possível. Foi por conta disso que decidimos escrever um Manual, dividido em algumas partes (o jogo parece simples, mas muitas variáveis precisam ser levadas em consideração para se obter sucesso no jogo).

Aqui vocês poderão sanar muitas dúvidas e, se alguma informação estiver faltando, basta nos avisar nos comentários.

Manual Pokémon GO

INTRODUÇÃO
Vamos lá: você começa o jogo montando seu personagem. Escolhe sexo, roupa, cabelo, olhos e um apelido (ou nick). Então, após a histórinha do Professor Willow que se segue, você começará a jogar.
Como no desenho, você escolhe qual será o seu primeiro Pokémon. Essa parte não afeta o seu desenvolvimento no resto do jogo, é apenas uma escolha simbólica mesmo.. para “ficar bonitinho” e você sentir que sua jornada Pokémon está realmente começando. 

Escolhido o seu Pokémon, o jogo realmente começa. Vamos às informações que você encontrará:
No canto esquerdo da tela, em baixo, está o ícone do seu personagem com o seu nick escrito logo abaixo. Clicando ali você terá acesso às informações gerais da sua conta: Experiência conquistada, Level, Barrinha com a quantidade de experiência que falta para atingir o próximo level, um ícone em amarelo com um Pikachu – que mostra o quanto de dinheiro você tem no jogo – , a data em que você começou a jogar e, após o level 5, o seu time. (você só escolherá em qual time deseja entrar no level 5. Os 3 disponíveis são Instinct (raio), Mystic (água/gelo) e Valor (fogo) )
Logo abaixo, estão as suas “conquistas”. São apenas desbloqueios que você vai conquistando ao longo do jogo, mas que também não afetam a jogabilidade em si.

No ícone central inferior da tela, de uma Pokébola, você encontrará a Pokédex (que vai registrando os Pokémons que você encontra), o Shop (onde você pode comprar itens que te ajudem no jogo), a lista de Pokémons que você tem no momento e o itens que estão na sua mochila.

No canto inferior direito está a lista de Pokémons próximos. Não dá para saber exatamente o quão perto o Pokémon está ou em qual direção você precisa seguir para encontrá-lo, é uma questão de persistência e sorte mesmo. A única coisa que sabemos é: quando você amplia a lista (clicando em cima dela) para visualizar todos os 9 Pokémons próximos, a leitura deve ser feita da direita para a esquerda. O Pokémon mais à direta em cima é o mais próximo e o mais à esquerda em baixo é o mais distante.

No mapa você poderá visualizar pontos em azul. Esses pontos são os chamados Pokestops. Chegando perto de algum deles, é só clicar em cima e girar o círculo central para obter itens como Pokébolas, poções de cura, itens para reviver seus Pokémons, Frutas (utilizadas para facilitar a captura de um Pokémon), entre outros.
Além dos Pokestops, você consegue visualizar os Ginásios (Gyms) que estão ao seu redor.

Manual Pokémon GO
CAPTURANDO POKÉMONS
Ok, agora você começará a, de fato, capturar Pokémons.
A imagem acima representa a tela que você verá quando clicar em um Pokémon no seu mapa, para capturá-lo. No centro em baixo temos a Pokébola. Logo no centro da tela, o Pokémon.  Acima da cabeça dele, você notará que estará escrito “CP 36”, por exemplo. CP significa Combat Power (ou Poder de Combate). Quanto maior esse número, melhor (mas não é somente essa informação que determina se o seu Pokémon é realmente forte. Nas próximas partes do Manual explicaremos isso melhor).

Na direita em baixo existem dois ícones: o de uma câmera e o de uma mochila. Para utilizar os itens que você tem guardados, como a frutinha (que facilita a captura de um Pokémon e que você passa a receber a partir do level 8), basta clicar na mochila. O ícone da câmera serve para você tirar uma foto da sua tela.

Em cima, no canto direito, temos uma opção chamada AR. Ela serve para você alterar o visual de captura de câmera para uma tela padrão. Usando a câmera, você verá o Pokémon “no mundo real”, como se estivesse realmente na sua frente. Desligando essa opção, você passará a ver o Pokémon num fundo padrão de uma floresta (como o da imagem acima – note que o AR está desativado).
Vantagens de se desativar a câmera: economia de bateria e maior facilidade para capturar os Pokémons. Com a câmera ativa, você provavelmente terá que ficar movimentando o celular para descobrir onde o Pokémon está e acaba perdendo muito tempo, além da sua bateria ir pro saco. 

No canto superior esquerdo há um ícone de uma pessoa correndo/fugindo. Você apenas utilizará essa opção se desistir de capturar aquele Pokémon.

Certo, já sei o que tudo significa.. mas como eu capturo um Pokémon?
Muito simples: basta clicar na Pokébola e arrastá-la/arremessá-la no Pokémon. Quando você fizer esse movimento, note que aparecerão dois círculos bem na frente do Pokémon. Se o círculo de dentro estiver verde, quer dizer que é um Pokémon fácil de capturar. Se estiver laranja, já tem um nível de dificuldade maior para capturá-lo. Se for vermelho, é bem difícil capturá-lo. E é aqui que entra o uso da frutinha, por exemplo. Abra sua mochila, clique na frutinha e dê ela ao Pokémon. Após isso, tente capturá-lo novamente. A ideia é que agora seja mais fácil mantê-lo na Pokébola.

Bom, essa é a primeira parte do Manual, pessoal! Espero que tenha sido útil para vocês entenderem cada partezinha do app. Na próxima parte, começaremos a abordar a questão de evolução de Pokémons, o que você pode fazer para ganhar level mais rápido e os bônus de cada level alcançado.

Beijos!

Paula Pinter
Nerd, 27 anos, paulistana, conhecida também como Minorith nos joguinhos online, social media da ESL Brasil, streamer ~de vez em quando~, "a tia louca por gatos", formada em Administração, apaixonada por marketing digital, fã de coisinhas cute, música, tecnologia e de um bom livro.