Manual Pokémon GO | Parte 3

Manual Pokémon GO | Parte 3

E aí galera, tudo certinho?? Hoje, enfim, tá saindo a parte 3 do Manual de Pokémon GO!
Essa é a parte mais complexa do Manual.. afinal, envolve a evolução dos Pokémons e alguns fatores que precisam ser analisados muito cuidadosamente (se você realmente quer ficar forte no jogo). Sem mais delongas, vamos começar!

EVOLUINDO POKÉMONS
Primeiramente explicaremos a importância da Stardust, que ficou em aberto na parte 2 do Manual. Como já mencionamos, sempre que você captura um Pokémon, você ganha o candy dele e uma porção de stardust. Ela serve para que você suba o level de seus Pokémons (aquele arco que aparece acima dele quando selecionado é o level). Não utilize stardust deliberadamente! Guarde tudo o que você conseguir para utilizar na evolução de Pokémons que realmente valem a pena.
Certo, e como saber que um Pokémon vale a pena? Pois bem, sempre que você captura um Pokémon, note que ele terá um CP (Combat Power/level). O CP não é o valor mais importante à ser considerado quando se quer definir se um Pokémon é bom ou não. O que realmente conta é seu IV (Individual Value ou Valor Individual).

O que é IV e para que serve?
Ele leva em consideração quanto o Pokémon tem de Ataque, quanto tem de Defesa e quanto tem de Stamina e faz um cálculo baseado nos valores. Cada um desses fatores terá um valor de 0 a 15. Como essas informações não estão disponíveis diretamente no app, você precisará utilizar uma calculadora de IV, como essa aqui. Você loga com sua conta e o site puxa todas as informações automaticamente!
Os Pokémons mais interessantes são aqueles que tem IV igual ou superior a 90%. Quanto mais perto de 100% você conseguir, melhor. Se você está guardando Pokémons com IV abaixo de 80%, já pode ir jogando no lixo. Não vale a pena mantê-los!

Outro ponto muito importante: os moves (ou habilidades). Cada Pokémon vem com 2 habilidades: uma básica (que seria o ataque básico mesmo) e uma especial (que você precisa carregar uma barrinha azul para utilizar – falarei mais sobre isso à frente).
Quando você capturar um Pokémon já em sua evolução máxima, confira com quais habilidades ele veio. Você encontra essa informação ao clicar no Pokémon desejado, lá na sua lista de Pokémons, abaixo do botão Power Up.
Para saber quais são as melhores habilidades de cada Pokémon, confira essa lista.
Se você capturou um Pokémon não evoluído (como Dratini, Squirtle, Bulbassaur), não se preocupe. Quando evoluí-lo, suas habilidades mudarão (muda ao ser evoluído de Dratini para Dagonair e também quando for evoluído de Dragonair para Dragonite, por exemplo). Ou seja, você ainda poderá ter a sorte de ele vir com boas habilidades! Não o descarte se o IV for interessante.
*Obs: apenas as habilidades mudam quando o Pokémon é evoluído. Seu IV permanecerá o mesmo e o CP aumentará, pois ele terá subido de level.

Ok, agora que você já tem essas informações, vamos à parte onde elas realmente farão sentido:

Manual Pokémon GO| Ginásios
CONQUISTANDO GINÁSIOS
Sim, todo esse trabalho de seleção de bons Pokémons são para que você consiga conquistar e manter Ginásios.
Porque todos querem conquistar Ginásios? A resposta é bem simples e direta: para ganhar moedas. Sim! Quanto mais Ginásios você tiver, mais moedas você ganhará.
Ao conquistar seu primeiro Ginásio, vá no Shop do app e verifique um ícone em formato de escudo que se encontra no canto superior direito. Ali aparecerá o número 1 e collect. Clique no ícone e pronto, você receberá 10 moedas e 500 stardust. Caso o Ginásio ainda seja seu 21 horas depois, uma nova recompensa estará disponível ali para você coletar (+10 moedas e +500 stardust).
Se você perder esse Ginásio e conquistar algum outro em menos de 21 horas, nenhuma recompensa aparecerá para ser coletada.
Se você capturar um segundo Ginásio sem ter perdido o primeiro, você receberá uma nova recompensa (igual às anteriores: 10 moedas e 500 stardust). Ou seja, se você conseguir manter 5 Ginásio, são 50 moedas por dia e 2500 de stardust!

Agora explicaremos como funciona a captura em si.
Se você resolver atacar um Ginásio pertencente ao seu time, você não irá conquistá-lo (pois, obviamente, ele já pertence ao seu time). Ao atacá-lo, você estará ajudando a subir o level do Ginásio (aumentando o prestígio, como é chamada a pontuação necessária para que o Ginásio passe de level). Note que, ao clicar nele, na parte de cima há a informação do level (Gym level 3, por exemplo). Isso significa que ele terá ou tem 3 Pokémons em sua defesa. Se um Ginásio tem level 2, são 2 Pokémons na defesa.
Como saber qual o prestígio do Ginásio? Quando você seleciona o Ginásio, notará que no lado esquerdo em cima terá algo como 5839/6000. Isso quer dizer que o Ginásio tem 5839 de prestígio de 6000. Ou seja, alguém andou atacando esse Ginásio, uma vez que o prestígio caiu de 6000 para 5839. Se você pertence ao time dono do Ginásio, ataque-o para que esse prestígio suba novamente e o Ginásio mantenha-se protegido.

Se você pretende atacar um Ginásio pertencente à outro time, verifique quais são os Pokémons que estão defendendo e utilize os que você tiver que sejam fortes contra aquele tipo. Nesse caso, basta consultar por algum app (Pokédex, por exemplo) quais Pokémons são fortes contra o tipo X (tipo água, fogo etc).
Certo, para atacar, são utilizados 6 Pokémons (você pode utilizar os que já aparecem como sugestão para você ou escolher outro, clicando nos que estão lá para trocar). Após escolher os seus, basta clicar em GO. Quando a luta começar, você precisa ficar clicando no Pokémon adversário para que o seu ataque. Note que, abaixo do HP do seu Pokémon, há uma barrinha azul sendo carregada. Essa é a barrinha da habilidade especial. Quando estiver cheia, segure o dedo na tela até aparecerem duas barras prestas, uma em cima e outra em baixo, solte o dedo e clique na tela uma vez. Pronto, seu Pokémon utilizará a habilidade especial. Continue atacando clicando no Pokémon inimigo.
Caso queria trocar de Pokémon, basta clicar no ícone localizado no lado direito em baixo da tela, com duas setas, uma apontando pra cima e outra pra baixo.
Caso o seu Pokémon morra, você poderá ressuscitá-lo utilizando o revive após terminar a luta no Ginásio.
Caso o seu Pokémon apenas tenha perdido HP, é só curá-lo utilizando as potions.

Após vencer todos os Pokémons do Ginásio, pode ser que seja necessário atacar outras vezes. Um Ginásio só fica livre para ser capturado quando seu prestígio atinge o valor 0. Fique ligado! Após zerar o prestígio, corra para colocar o seu Pokémon. Quando o Ginásio fica livre, qualquer pessoa pode colocar um Pokémon lá, sendo do seu time ou não.

Tendo colocado o seu Pokémon no Ginásio, ele permanecerá lá até que o prestígio do Ginásio caia o suficiente para que ele saia. A ordem é: o Pokémon de menor CP sai primeiro, seguido pelo de segundo menor CP e assim sucessivamente.
Se o seu Pokémon ficar em determinado Ginásio, ele não poderá ser utilizado para capturar outro.

TIER GOD POKÉMON GO
Certo, agora você já sabe como descobrir se o seu Pokémon é forte e o que precisa ser feito e analisado para capturar Ginásios. Esse é o último passo, mas não menos importante! É necessário conhecer quais Pokémons são realmente fortes para o ataque de Ginásios e para sua defesa.
Confira abaixo, nas imagens, quais Pokémons são bons para cada objetivo.

Defesa de Ginásios:
Manual Pokémon GO | Defesa de Ginásio

Ataque de Ginásios:
Manual Pokémon GO | Ataque de Ginásio
Considere manter e evoluir apenas os Pokémons que constam nos Tiers S e A. A partir do Tier B já se tornam muito fracos em comparação com os que estão acima deles.

Bom, aqui estamos fechando o nosso Manual Pokémon GO, pessoal! Ainda devem sair alguns posts à parte com dicas extras que vamos descobrindo ao longo de nossa Jornada Pokémon. Tudo o que tiver de interessante, compartilharemos com vocês.

Beijos!! 

Paula Pinter
Nerd, 28 anos, paulistana, conhecida também como Minorith nos joguinhos online, Lead de Comunicação da BBL / ESL Brasil, streamer ~de vez em quando~, "a tia louca por gatos", formada em Administração, apaixonada por marketing digital, fã de coisinhas cute, música, tecnologia e de um bom livro.