Manual Pokémon GO | Parte 2

Manual Pokémon GO | Parte 2

Olá pessoas!
Estou aqui para trazer para vocês a parte 2 do Manual Pokémon GO. É agora que as coisas começam a ficar um pouco mais complexas! Se você quer jogar como um pro, fique atento e tente seguir todas as dicas que coletamos e listamos com muito carinho.

CONHECENDO OS ITENS
Bom, uma parte fundamental do jogo é saber para que cada item serve e como aproveitá-los da melhor maneira possível. Alguns itens são difíceis de conseguir e, por isso, você tem que analisar muito bem antes de utilizá-los. Vamos lá!

Até o level 4, você receberá apenas Pokébolas a cada level conquistado. A partir do level 5, você receberá os primeiros itens diferentes: além de Pokébolas, 10 Potions (ou poções), 10 Revive e 1 Incense.
As potions, como você já deve imaginar, servem para curar seus Pokémons. Você só irá utilizá-las quando começar a lutar em Gyms (Ginásios – falaremos sobre isso na próxima parte do Manual). O revive serve para reviver o seu Pokémon, caso ele morra em uma batalha (também só será utilizado quando você começar a lutar em Ginásios).
Agora vem a parte interessante: incense. Esse item, quando ativado, formará uma fumacinha rosa ao redor do seu personagem. Essa fumaça serve para atrair Pokémons! Utilize-o quando for fazer caminhadas para aumentar o número de Pokémons que aparecem para você, seu efeito dura 30 minutos. Não recomendamos utilizá-lo parado (um novo Pokémon surgirá a cada 5 minutos), o efeito não é tão bom quanto utilizado em movimento (um novo Pokémon surgirá a cada 200m, ande depressa para encontrar mais Pokémons! ).. e é um item conquistado apenas quando se passa de level (ou você pode comprá-lo na loja).

Certo, essa foi a primeira parte…
Agora, note que você provavelmente já possui alguns ovos. Para encontrá-los, vá na parte onde você visualiza seus Pokémons. Em cima tem uma abinha, basta selecioná-la para ter acesso aos ovos que você já conseguiu.
A partir do level 6, você começará a receber Incubator (incubadora) de uso limitado (fica especificado em cada uma o número de vezes que podem ser utilizadas). Você já possui uma, de uso infinito, desde o início do jogo.  Elas servem exatamente para o que você deve estar pensando: chocar seus ovos.

É possível receber ovos de 2km, 5km ou 10km. E sim, para chocá-los é necessários colocá-los na incubator e caminhar a distância a necessária de acordo com o tipo de ovo! Como o jogo não contabiliza seus passos, procure caminhar em linha reta para obter uma melhor captação da distância percorrida, uma vez que vai ser tudo monitorado pelo GPS.

Na imagem abaixo você pode conferir quais Pokémons é possível obter em cada tipo de ovo.

Quais Pokémons saem dos Ovos | Manual Pokémon GO
Continuando..
No level 8, você receberá 10 Razz Berry (frutinhas) e 1 Lure Module. As berrys servem para facilitar a captura de um Pokémon. Se o círculo do Pokémon for laranja ou vermelho (não sabe que círculo é esse? Confere a primeira parte do Manual Pokémon GO), já utilize uma berry logo de cara para não correr o risco de perdê-lo.
O Lure Module é semelhante ao incense, com duas diferenças: uma é que ele é utilizado em Pokestops, ou seja, num local fixo. Você deve estar perto do “Pokestop lurado” (Pokestop onde foi utilizado o lure) para aproveitar o efeito da atração de Pokémons. A segunda diferença é que qualquer pessoa que esteja próxima ao Pokestop lurado também se aproveitará do seu efeito, não só você que o colocou lá. O tempo para que um novo Pokémon apareça é de 3 minutos.
Para ativar o lure num Pokestop, basta clicar no Pokestop, clicar na partezinha branca que aparece logo acima do círculo central, selecionar o lure module e clicar nele para ativá-lo. Confira na imagem abaixo:

Ativar Lure na Pokestop | Manual Pokémon GO
Um Pokestop com lure ativado fica super bonito, cheio de confetes. Sempre que você estiver andando na rua e notar um Pokestop “festivo”, quer dizer que lá tem um lure ativo.

No level 9 você ganhará o seu primeiro Lucky Egg. Quando utilizado, ele te dá experiência em dobro por 30 minutos. É aqui que entra a sacada para subir de level mais rápido. Preste atenção na dica: cada Pokémon que você captura, traz consigo candy e stardust. O candy é específico de cada Pokémon, como você pode notar no nome (por exemplo: Zubat candy).
Para evoluir um Pokémon (transformá-lo de Zubat para Golbat, por exemplo), você necessitará de um número X de candys. Quando você evolui um Pokémon, você ganha 500 de experiência.
Certo, agora comece a capturar uma grande quantidade de Pokémons que necessitem de poucos candys para serem evoluídos, como por exemplo Pidgey, Caterpie e Weedle (cada um deles necessita de apenas 12 candys para ser transformado na sua evolução). Quando já tiver muitos candys e muitos Pokémons, ative o seu lucky egg e comece a evoluir todos eles. Pronto!  Uma enxurrada de experiência para você. 
Então, não se esqueça: deixe para evoluir seus Pokémons quando resolver utilizar o seu lucky egg.
Vale dizer, também, que capturar Pokémons que você ainda não tem te dá 600 de experiência. Com o lucky egg ativado, você passará a ganhar 1200 de experiência.
*obs: falaremos sobre stardust no próximo post do Manual.

A partir do level 12, você começará a ganhar um novo tipo de Pokébola, além da comum. Ela se chama Great Ball e serve para facilitar a captura de Pokémons mais difíceis. Não é garantia de que você vá conseguir capturá-los, mas o combo Great Ball + Berry ajuda muuuito nos casos em que o Pokémon não quer ficar dentro da Pokébola de jeito nenhum.

A partir do level 20, mais um tipo de Pokébola é acrescentado a lista: a Ultra Ball. Ela serve para a mesma finalidade da Great Ball, mas é teoricamente “mais forte”. Para aqueles casos em que você está desesperado para capturar AQUELE Pokémon tão desejado.
Tanto Great Ball quanto Ultra Ball você deve utilizar com bastante critério. Elas não vem com muita facilidade nos Pokestops e o seu estoque pode acabar rapidamente.

*Nos leveis seguintes, as quantidades dos itens irão variar, mas não há mais nenhum item novo.
*As potions ficam mais potentes e mudam de nome (Super Potion, Hyper Potion e Max Potion) , mas continuam tendo a mesma finalidade.

Dicas extras:
*O nearby do Pokémon GO (que exibe os Pokémons mais próximos de você) não capta os Pokémons que podem vir através do Lure Module ou do Incense. Da mesma forma, raramente será possível capturar um Pokémon que esteja nearby utilizando Incense ou Lure Module.
*Quando você tenta capturar um Pokémon e erra o lançamento da Pokébola, você a perde. Porém, caso você a lance numa parte da tela em que é possível clicar, você pode conseguir recuperá-la clicando nela. Nem sempre funciona, mas vale a tentativa.
*Todos os itens citados podem ser adquiridos no Shop do próprio app do Pokémon GO.
*Tente lançar curve balls para ganhar mais experiência. É só rodar a Pokébola e arremessá-la no Pokémon. Se ele for capturado com uma curve ball, você ganha + 10 de experiência.
*Os status Nice, Great e Excellent que aparecem quando você acerta uma Pokébola também te dão mais experiência: 10, 50 e 100 respectivamente.

Espero que tenham gostado, pessoal!
Se tiverem mais dicas relacionadas aos itens para serem acrescentadas aqui, compartilhem com a gente nos comentários.

Beijos. 

Paula Pinter
Nerd, 27 anos, paulistana, conhecida também como Minorith nos joguinhos online, social media da ESL Brasil, streamer ~de vez em quando~, "a tia louca por gatos", formada em Administração, apaixonada por marketing digital, fã de coisinhas cute, música, tecnologia e de um bom livro.