Boardgame: Mafia de Cuba

pic2519675

Alô pessoal! Eu vim falar pra vocês de um jogo que eu e meu namorado recém compramos de presente pro irmão dele, mas que estreamos ele antes mesmo do irmão usar! 😛 O jogo se chama Mafia de Cuba, da Galápagos Jogos. Esse jogo é bem divertido e leve, pra ser jogado com um grupo de amigos e se descontrair. Pode parecer familiar para alguns pois tem algumas semelhanças com alguns jogos conhecidos como Cidade Dorme e Secret Hitler.

Você pode comprar Mafia de Cuba por R$119,90.
E a expansão dele, Revolución, por R$69,90.

Pra começar a explicar o jogo, vamos acrescentar que: o número de jogadores é de 6 a 12, a idade mínima é 14 anos e as partidas costumam durar entre 10 a 20 minutos.

“Havana, 29 de dezembro de 1955. Ao final de uma refeição oferecida a seus capangas “leais”, o telefone toca na sala nos fundos do restaurante enquanto Don Alessandro menciona alguns “assuntos” atuais. O Chefão é convocado ao gabinete do presidente Batista. Ele entrega sua preciosa caixa de charutos aos seus subalternos. Verdade seja dita: ela tem um fundo falso! Sob a primeira camada de charutos, há vários diamantes escondidos!”

Na caixa do jogo, você terá os seguintes componentes: 15 diamantes (feitos de plástico), 10 fichas de personagens, 2 fichas de curinga em formato de garrafa, 1 caixa, 1 bolsa de feltro, 1 manual de regras. As fichas de personagens são: 5 capangas, 2 agentes (FBI e CIA), 2 motoristas, 1 matador.

Mafia de Cuba

Pra começar o jogo, você e seu grupo de amigos escolhe quem será o Chefão. Escolhido, ele irá preparar a caixa e colocar dentro dela: os diamantes e as fichas de personagens. Os curingas deverão ser mantidos com o Chefão. Pra começar, o Chefão deve escolher, em segredo, quantos diamantes vai retirar da caixa, ele pode retirar de 0 a 5 diamantes, e os esconde no bolso. Em seguida, ele passa a caixa para a pessoa a sua esquerda.

Aí, começa a fase do jogo chamada Roubo de Diamantes, onde a caixa vai passar de pessoa por pessoa no sentido horário e cada pessoa pode escolher retirar uma coisa de dentro da caixa, seja ela diamantes ou UMA ficha de personagem. (Nota: se você escolher pegar diamantes, você poderá pegar quantos diamantes quiser, mas se escolher pegar a ficha, apenas uma ficha).

A primeira pessoa para quem a caixa vai passar tem o direito de pegar alguma coisa para si mesmo e esconder ou não alguma coisa dentro da bolsinha de feltro. A escolha é do jogador, mas escondendo ou não, ele tem que pelo menos fingir que colocou algo dentro da bolsinha e assim passar a caixa adiante.

Depois que a caixa passou na mão de todos os jogadores e voltou para o Chefão, começa a fase chamada Interrogatório, onde o Chefão vai olhar a caixa e tentar saber o que está faltando. O objetivo dele é recuperar todos os diamantes roubados, caso nenhum diamante tenha sido roubado, o Chefão vence a partida.

Nesta fase, o Chefão vai interrogar os jogadores, ele pode perguntar o que achar necessário e a pessoa interrogada pode responder, mentir ou simplesmente não falar nada, é da sua escolha. 😛 A única maneira de fazer alguém mostrar o que pegou da caixa é o Chefão apontando pra ela e falando “Esvazie os bolsos”. Assim, a pessoa tem que mostrar o que pegou.

Pra ajudar: O jogador com a ficha do Capanga vence se o Chefão vencer. Então é importante que quem for Capanga, sempre tente ao máximo ajudar o Chefão a recuperar os diamantes roubados.
O jogador com a ficha Motorista vence se o jogador a sua direita vencer.
O jogador com a ficha do FBI vence se o Chefão lhe acusar falsamente.
Se o Chefão errar todas as acusações a que ele tem direito, o ladrão com a maior quantidade de diamantes vence o jogo.

O Chefão tem apenas uma chance de errar a acusação (exceto se ele acusar algum agente), onde ele pode oferecer seu curinga para que possa continuar a jogar. E a pessoa que ele acusou permanece no jogo.

Minhas impressões: muitas pessoas devem achar que talvez não valha a pena comprar esse jogo podendo jogar outros jogos no mesmo estilo por quase nada ou talvez algumas impressões e etc, mas eu digo pra vocês que vale sim, ele é muito lindo, bem feito, detalhadinho, a caixa é bem resistente assim como todos os outros componentes. E você se sente muito ladrão, Chefão ou capanga quando tá jogando esse jogo! Acredito que quem gostar mesmo, não vai se arrepender se compra-lo.

Olha, parece ser um jogo bem difícil e complicadinho, mas quando você senta pra jogar ele é muito bom e divertidíssimo! Ainda existem algumas regras extras e coisas a mais no manual, mas eu quis mesmo explicar um pouquinho sobre o jogo e dar a vocês o interesse de joga-lo! 😉 Espero que tenham gostado.

Nota: nota_1nota_1nota_1nota_1nota_1

Avatar
Eu não perco uma partida de Mortal Kombat se eu picko a Sindel. Amante de tudo que dá pra jogar (de jogo-da-velha à Mario Kart), queria ser da Disney e jogaria Zero Escape mil vezes por ano.