Doug Funnie completa 25 anos!

25 anos de Doug Funnie

Se você é da década de 90, deve se lembrar do desenho Doug Funnie. Já foi exibido na TV Cultura, no SBT, na Band e na Nickelodeon.
Trata-se de um desenho animado da Nickelodeon baseado num livro que, na verdade, nunca foi lançado chamado “Doug Got a New Pair of Shoes” de Jim Jinkins e Joe Aaron. O nome completo do personagem Doug é Douglas Yancey Funnie e ele tem 11 anos de idade.

Para quem não sabe, o desenho teve duas fases. A seguir explicaremos as diferenças de cada uma e algumas curiosidades.

Fase Nickelodeon (e a melhor fase, na minha opinião )
A história da série começa com Doug chegando na cidade na cidade de Bluffington com sua família: Judy, sua irmã, Theda, sua mãe, Phil, seu pai e Costelinha, seu cachorro e companheiro de aventuras. Lá ele conhece e faz amizade com Skeeter Valentine e Patty Maionese e, a partir daí, todas as hilárias histórias vão surgindo.
Geralmente os episódios começam com Doug escrevendo em seu diário, contando o que aconteceu no dia. Ou seja, os episódios são praticamente todos flashbacks. Os temas mais divertidos e recorrentes são o amor de Doug por Patty e o super-herói inventado por Doug chamado Homem Codorna. Ah! E não podemos esquecer, claro, de seu maior inimigo: Roger Klotz.

Outros pontos interessantes são as referências que você encontra no desenho: a banda favorita de Doug, por exemplo, é “Os Beets”, uma referência aos Beatles. Seu amigo Skeeter também se imagina sendo um super-herói, que eles chamam de O Mosquito Prateado, fazendo uma referência ao Surfista Prateado, da Marvel Comics. Além do Homem-Codorna, o Doug tem mais dois “alter-egos”: o Smash Adams (que faz referência ao James Bond) e o Race Cannyon (que faz referência ao Indiana Jones).

Personagens Doug Funnie | 25 anos de Doug Funnie

A música de abertura é marcante. Impossível alguém que tenha assistido à Doug Funnie ouvir falar do desenho e não se lembrar instantaneamente da música!

Essa fase teve 52 episódios lançados, divididos em quatro temporadas. Outros ótimos personagens da série são: Sr. Dink (vizinho de Doug), Beebe Bluff (amiga de Patty, Doug e Skeeter e filha do homem mais rico da cidade) e Fedida (a gata de estimação do Roger).

Fase Disney
Quando a Disney comprou a produtora de Doug, Jumbo Pictures, deu uma remodelada  no desenho. O nome foi alterado para Disney’s Doug e os novos episódios mudaram a aparência e o contexto de alguns personagens: Doug ganhou uma irmã pequena chamada Cleópatra Motoneta Funnie (oi?) e sua idade evoluiu para 12 anos e meio, Patti apareceu com um novo corte de cabelo e algumas mudanças nas roupas, a mãe de Roger enriqueceu e ele teve uma mudança nas roupas também, assim como Skeeter e alguns outros personagens mais.
Além disso, nessa fase, Doug passa a ser bem menos criativo e imaginativo.. e a importância de seu diário passa a ser secundária. Daí a desaprovação por parte de muitos fãs do desenho.
Em 1999, depois de 65 episódio lançados, o desenho foi oficialmente cancelado.

Doug Funnie fase Disney | 25 anos de Doug Funnie

Quais os episódios que mais te marcaram?
Um dos meus favoritos é quando a Patty convida Doug e mais outros amigos para irem jantar na casa dela. Então, ela diz que o prato será fígado acebolado, o que o Doug mais detesta. É muito engraçado o desespero dele. Lembro que ele tenta se preparar para não passar vergonha na frente da Patty e tenta comer em casa, para acostumar com o gosto. É muito amor pela Patty mesmo! Hahahaha

Coloquei o episódio aqui em baixo, caso queiram matar a saudade. Infelizmente a qualidade não é das melhores, mas tá valendo.

Feliz Doug Day, pessoal! 

Paula Pinter
Nerd, 28 anos, paulistana, conhecida também como Minorith nos joguinhos online, Lead de Comunicação da BBL / ESL Brasil, streamer ~de vez em quando~, "a tia louca por gatos", formada em Administração, apaixonada por marketing digital, fã de coisinhas cute, música, tecnologia e de um bom livro.